quarta-feira, 10 de março de 2010

Geocaching: À descoberta de Coimbra

Data: Sábado, 6 de Março de 2010
Meteo: Céu encoberto, chuva “molha-parvos”
Temperatura: 11 graus e picos

O encontro estava marcado para as 10h00 no Penedo da Saudade. Mas como já fui informado, não seria Jornada Desportiva se começasse a horas. Assim, depois de utilizado o quarto de hora académico todos estávamos reunidos!
As equipas formaram-se com base na pontualidade:

Equipa dos “Pontuais”: Alexandre, Inês A, João Castelhano e Sérgio Tafula

Equipa do “1/4 de hora académico”: Gonçalo, Inês B., João e Susana

Para quem não sabe, não esteve presente e segundo a Wikipédia:
“Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (por enquanto apenas Sistema de Posicionamento Global - GPS) para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.”

O Staff pesquisou e concluiu que para um Sábado de manhã 5 pontos seriam suficientes para “abrir o apetite”… Eles foram:
Ponto 1 – Penedo da Saudade
Ponto 2 – Portugal dos Pequenitos
Ponto 3 - Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Ponto 4 – Bairro dos Açores – Parque infantil/Espaço Verde
Ponto 5- Jardim da Sereia

O Ponto 1 foi utilizado como ensaio geral. As equipas uniram esforços para encontrar a cache, servindo como teste e adaptação ao material tecnológico necessário à actividade. A cache foi encontrada com sucesso, partindo-se então, com um espírito mais competitivo, à descoberta dos restantes caches!
A partir daqui as equipas tinham um roteiro diferente. Enquanto a Equipa dos “Pontuais” se dirigiu para o Bairro dos Açores, a Equipa do “1/4 de hora académico” foi para o Portugal dos Pequenitos.
Os primeiros tiveram sucesso rápido (e fácil), enquanto que os segundos vasculharam e vasculharam as imediações do Portugal dos Pequenitos sem êxito!
A verdade é que as equipas acabaram por se voltar a juntar, deixando este ponto  para trás e partindo para o Ponto 3.
A cache do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi como o sol de Sábado: ninguém o viu, mas acreditamos que deve estar por lá!
A Equipa do “1/4 de hora académico” abdicou da procura da “cache invisível” e regressou ao Ponto 2 para alcançar o seu momento de glória… que acabou por não vir, pois bastou o regresso da outra equipa, e fazendo uso da “experiência adquirida no seu ponto anterior”, para que a cache fosse encontrada com mestria!
A Equipa do “1/4 de hora académico” avançou para o Ponto 4, que conquistaram sem problemas! Ainda assim, não conseguiram chegar em primeiro lugar ao último destino e quando lá chegaram já a Equipa dos “Pontuais” (como não podia deixar de ser) festejava o último achado, ansiando pelo almoço!

Tiraram-se fotos, deram-se boleias e depois de uma manhã agitada pelas ruas de Coimbra, chegamos ao tão esperado almoço (organizado pelo Alexandre).
Ao bom estilo brasileiro comemos como se não houvesse (pelo menos) jantar, acompanhados de música ao vivo, conversas e mais algumas descobertas!
  
Missão Cumprida (após alguma pressão do Staff – leia-se, sms, mails e ameaças ao agregado familiar felino)!
Aguardo ansiosamente o convite para o Paintball! PAINTBALL!!!!!!!


Gonçalo Duarte

2 comentários:

Castelhano disse...

Olés!
Lá chegou hã!
A pressão está na moda nos dias de hoje.
Ninguém é mais pressionado do que eu :P
Boa actividade, estou fã do Geocaching e gostava ainda de ter as fotos que a equipa dos 1/4 tirou!
E sim, o paintball deve sair um dia destes!

raquel disse...

Castelhano, por falar em moda... Estás cá com um estilo de guna! Pareces adepto do FCP!!