sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Última Jornada de Janeiro (esse belo mês) - Pictionary

Data: 27-01-2010
Hora: 18h00 (supostamente)
Local: Casa da Susana
Actividade: Pictionary

Não, não estão a ter alucinações, sou eu outra vez a escrever a reportagem… Como se não bastasse ter ficado em último no STOP, ter cedido a casa para a actividade, ter oferecido bolinhos e suminhos e a bela companhia do meu Zé Gato (um verdadeiro lince), ainda tenho de fazer mais uma reportagem de castigo! (Quem vota a favor do Staff – leia-se João Castelhano, ficar para sempre com as reportagens?) ;P

(Nota para quem não sabe o que é ou nunca jogou:
O Pictionary é um jogo de tabuleiro, criado na década de 80 (uma bela década) onde o objectivo é (adivinhem): chegar ao fim em primeiro lugar! Os jogadores têm de adivinhar o que está a ser desenhado por outro membro da equipa para poder lançar o dado e avançar! Cada casa tem uma cor que corresponde a uma categoria (Acção, Objecto, … mas a mais importante: Todos Jogam, na qual todos temos a oportunidade acertar e continuar a jogar).
Para os mais viciados (leia-se Raquel), já existe uma possibilidade (rudimentar) de jogar Online: http://xsketch.com/#Wurlyearly)

Ora, mas vamos ao que interessa…
Tudo começou (como, aliás, quase sempre começa, pelo que já percebi) pela saída do IBILI depois da hora marcada. Só as pessoas do ICNAS já esperavam ansiosamente à porta da minha casa (não trabalham, é o que é!)!
Fintámos miraculosamente o trânsito e por volta das 18h30min já oito pessoas estavam prontas para a acção! Estávamos quase todos, mas faltava o mais importante: o jogo! Esse só chegou pelas 19h15min, escoltado pela Raquel que o tinha raptado para corredores escuros dos HUC.

Mas não se pense que neste tempo de espera ficámos a ver televisão ou a conversar! Nada disso! Como somos um grupo de cientistas, nada melhor que uns quebra-cabeças! E os primeiros vencedores da jornada foram os homónimos João Castelhano e João Duarte-dos-ex-caracóis, os únicos que conseguiram quebrar e reconstruir os próprios quebra-cabeças!

Às 19h20min iniciou-se então a leitura das regras do tão esperado Pictionary, seguindo-se explicações detalhadas do modo de funcionamento do jogo, como por exemplo do sentido em que se iria jogar: “senteiros dos pontidos do relógio”, como a Raquel fez questão de relembrar! (desculpa Raquel, tinha de ficar para a posteridade!)

Formaram-se então as Equipas :
Equipa 1: Raquel, Sérgio e João Duarte
Equipa 2: Frederico, Catarina e Andreia
Equipa 3: Alex, João Castelhano, Inês B. e Susana

E deu-se início ao jogo!

Rolámos 350 mil vezes o dado, o lápis deslizou 500 mil vezes pelo papel, virou-se infinitas vezes a ampulheta e nasceram verdadeiras obras de arte e/ou grandes tentativas falhadas! Desenharam-se chávenas de chá e lupas para chegar a “Chalupa”, exercícios complicadíssimos de ginástica e atletismo, anéis de casamento, ringues de boxe, fusíveis, panos do pó e caras feias para chegar a “Panamá” e… _____, para “linha” (extremamente difícil esta)… mas acima de tudo rimos, ouvimos o João Castelhano a refilar porque “não fazia assim, era assim, isto tinha muito mais lógica, bla bla bla…”, gritámos histericamente todas as palavras que nos vinham à cabeça na esperança de que no fim, fosse a nossa equipa a ganhar! Mas ninguém ganhou!

Três horas depois do início da jornada, demos por finalizado o jogo com um “empate técnico” e todos viveram felizes para sempre, recordando (certamente) uma das jornadas desportivas mais animadas!

4 comentários:

Castelhano disse...

Há um pormenor que não referis-te!
é verdade que a casa 'todos juntos' (como teimei em chamar-lhe :P) permitia que todos jogassem mas o certo é que tvx uns bons 90% dos cartões da minha equipa tb tinha lá a setita para todos jogarem... E os que não tinham (ou seja, em que jogávamos só nós) não eram pra adivinhar 'linhas' :P...

Susana disse...

Tu realmente... não era a tua, era a NOSSA equipa! Mas, sim... é verdade, tínhamos muito azar nos cartões, mas também muita inteligência e perspicácia! :)

P.S. Acho que devias juntar uma errata ao comentário... ora lê lá com atenção. ;)

Inês B. disse...

Apoiado Castelhano!!! Fomos injustiçados...tivemos que desenhar palavras complicadíssimas como um objecto chamado carinho, uma acção chamada imprensa e o mais difícil de todos, o Panamá, que ficará para a história como o momento alto desta jornada.

Destaque para o outro elemento da nossa equipa...o Alex, com um estilo inconfundível, a deixar-nos a beira de um ataque de nervos por não conseguirmos adivinhar a palavra, quando na verdade já tínhamos acertado instantes antes.

Ainda destaque para o Gonçalo, elemento móvel contratado à última da hora e que desenhou uma estalagem à estilo Hostel, muito bom!!!

Susana, bom esforço duplo!! Directo, objectivo e, como não podia deixar de ser nas reportagens deste blog, imparcial....

joaovduarte disse...

Arrisco a dizer que esta terá sido, até agora, a jornada desportiva mais longa da história... contabilizando o tempo desde que o primeiro elemento saiu do IBILI até que o último elemento saiu de casa da Susana...! E curiosamente, não se conseguiu terminar o jogo! Na jornada "Jantar de Natal" também demorou bastante mas havia muita comida e prendas! :D Não que a Susana não nos tenha tratado bem com aquelas bolachas espectaculares (obrigado Susana), mas grelhada mista é grelhada mista...e ontem quando saímos já eram bem horas de jantar! :)

Quanto ao jogo em si, não tenho culpa de a minha colega Raquel ser extremamente habilidosa e ter desenhado de forma perfeita a palavra "linha" e de eu ser extremamente perspicaz e ter acertado à primeira e em tempo recorde na palavra... confesso que quando ela começou eu ainda pensei que ela estaria a tentar desenhar um lugar ou um país (o estreito de Gibraltar ou o Chile...) mas quando ela acabou percebi imediatamente que não era mais que uma linha! Já no Panamá fiquei com sérias dúvidas...mais um bocadinho e eu acertava! :D